Cromoterapia

Sobre

A cromoterapia é um tipo de tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, podendo gerar sensação de bem-estar e até aliviar sintomas de algumas doenças como pressão alta ou depressão, por exemplo. Nesta terapia, cada cor apresenta uma função terapêutica diferente e pode ser aplicada com uma diversidade de instrumentos, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada. Este tipo de terapia não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina, pois não existem comprovações científicas da sua eficácia. No entanto, está aprovada e é oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). É importante ressaltar que a cromoterapia não substitui o tratamento médico com remédios alopáticos, sem que haja conhecimento prévio do médico que o prescreveu.

 

Quais os benefícios

A cromoterapia é um tipo de tratamento que apresenta os seguintes benefícios:

  •  Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica;
  •  Melhora do bem-estar físico e mental;
  •  Diminuição do cansaço físico;
  •  Diminuição dos transtornos do sono;
  •  Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  •  Estimulação do Sistema Nervoso Central.

Além disso, a cromoterapia, muitas vezes, é utilizada como tratamento complementar pois melhora o funcionamento do coração e, consequentemente, melhora a circulação sanguínea.

Para que serve

Devido aos seus benefícios, a cromoterapia pode ser utilizada para vários tipos de problemas de saúde como febre, insônia, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, feridas e doenças articulares, porém deve ser usada como prática complementar, não devendo substituir o tratamento convencional indicado pelo médico.

Existem alguns casos em que a cromoterapia é bastante utilizada, como na aplicação de luz azul em recém-nascidos com icterícia e em pessoas que tenham feridas infectadas. Além disso, o uso da luz rosa pode auxiliar no tratamento de pessoas com depressão, pois ajuda a aumentar algumas substâncias que melhoram o humor, como serotonina.

Rolar para cima